[Resenha] Bela de Odessa - Rachel Bassan
- Luuh Thompson
- 8 de jan de 2020
- 2 min de leitura

Livro: Bela de Odessa: Saga de uma família judia na Revolução Russa: Volume 1
Autora: Rachel Bassan
Editora: Editora dos Editores
Sinopse:
Bela de Odessa conta uma história que perpassa décadas. Emociona por ser particular e universal a um só tempo. Toda leitora entenderá Bela; todo leitor terá um pouco de Mischka. Todos vivemos dentro de uma História que modifica a nossa inserção no mundo. A paixão talvez seja a personagem mais atuante na incrível saga das famílias de Bela Sadowik e Mischka Sumbulovich. Manifesta-se ora como fervor por um ideal político, ora como amor intenso entre dois jovens que pareciam feitos um para o outro e se procuram e se perdem. Ou, ainda, está presente na obsessão com que os personagens lutam, seja por justiça, seja pela sobrevivência e o direito à felicidade. Essas manifestações desembocam na explosão definitiva que é a paixão pela vida. Ela inspira escolhas que condicionam destinos em meio ao caos da Revolução Russa. E se fortalece no tempo, por gerações, vindo nos surpreender com um desfecho absolutamente inesperado nos dias atuais.
Resenha:
A história se passa no meio da Revolução Russa, onde iremos conhecer a história de Bela e Mischka, judeus russos, que sofrem com preconceitos e perseguições.
O livro é dividido em duas partes, uma contada pela Bela e outro por Mischka, e mescla entre o passado e presente de ambos.
A primeira parte conhemos mais a vida de Bela, uma jovem guerreira e inteligente, que conseguiu conquistar muitas coisas e driblar as dificuldades da vida.
"A Maya me disse que era preciso enxergar além do que se vê."
Na segunda parte entramos mais a fundo na vida de Mischka que era mais idealista, focado no que queria, quando jovem só pensava na causa Bolcheviques, queria ficar no meio da revolução.
"O que o tempo não faz com as pessoas em épocas de guerra!"
Bela e Mischka acabam se conhecendo quando jovens, que com o tempo foi dispertando um amor, um namoro... porém o pensamento de Mischka sempre ficava na guerra.
Quando enfim Mischka volta para ficar com sua familia e Bela, em Odessa, o lugar nao é mais seguro como antes, e eles tem que fugir para longe da Russia o mais rápido.
Estava tudo certo para fugirem, porem algo deu errado, pois Mischka não apareceu no navio para encontrar Bela, e ela teve que seguir sozinha.
"Quantos segredos caberiam naquelas lagrimas?". A angustia invadiu a neta."
Bela já idosa, conta toda sua historia para sua neta, sobre nunca mais ter visto, nem ouvido falar de Mischka, que queria muito saber o que houve, o que aconteceu com ele, que nunca esqueceu do seu verdadeiro amor.
"Regina escutava Bela falar de Odessa e imaginava um outro mundo. Era tão estranho, parecia tão distante."
A narrativa é totalmente incrivel, tocante, instigante e muito envolvente, que faz você sentir na pele cada acontecimento. Além da pesquisa incrivel que a escritora teve, cada detalhe e conflito, foi incrivelmente, perfeitamente escrito.
Esse foi o livro que mais prendeu do começo ao fim, nao conseguia mais largar.
Agradeço de coração a Rachel por ter me enviado e me dado uma oportunidade de parceria, e pelo conhecimento que adquiri ao ler essa obra incrivel.
Comments